







Ai Weiwei Chinês, 1957
Guardian, 2024
Serigrafia de 2 cores com camada metálica e glitter
*Obra moldurada em madeira pau ferro e vidro Artglass antirreflexo
*Obra moldurada em madeira pau ferro e vidro Artglass antirreflexo
Imagem: 60 x 60 cm
Com moldura: 62 x 62 cm
Edição de 1600
Com moldura: 62 x 62 cm
Edição de 1600
Na tradição chinesa, um Deus da Porta é colocado em entradas ou limiares para proteger os que estão dentro contra o mal. Ao se retratar como essa figura totêmica, Weiwei reconhece seu lugar na consciência global, traça paralelos com sua trajetória como artista e busca uma conciliação entre as duas dimensões.
Motivos familiares fazem alusão às influências negativas que Weiwei, em forma divina, poderia afastar — da censura e propaganda à corrupção e vigilância. O vermelho, por sua vez, simboliza boa sorte para o ano que se inicia.
Para a criação da edição, os impressores desenvolveram uma nova técnica pensada para evocar a textura de um azulejo cerâmico ou concreto moldado em forma de serigrafia. Uma tinta dourada feita sob medida, “carregada” com pigmento metálico e glitter, é aplicada como uma camada sólida sobre o papel, depois recoberta por uma camada de vermelho vibrante que revela a ilustração em negativo.
Motivos familiares fazem alusão às influências negativas que Weiwei, em forma divina, poderia afastar — da censura e propaganda à corrupção e vigilância. O vermelho, por sua vez, simboliza boa sorte para o ano que se inicia.
Para a criação da edição, os impressores desenvolveram uma nova técnica pensada para evocar a textura de um azulejo cerâmico ou concreto moldado em forma de serigrafia. Uma tinta dourada feita sob medida, “carregada” com pigmento metálico e glitter, é aplicada como uma camada sólida sobre o papel, depois recoberta por uma camada de vermelho vibrante que revela a ilustração em negativo.